segunda-feira, 25 de abril de 2011

O Alcorão Sagrado

O Alcorão é um registro das palavras reveladas por Deus por intermédio do anjo Gabriel ao Profeta Muhammad (Que a paz de Deus esteja sobre ele). Foi memorizado por ele e então ditado aos seus companheiros, e registrado e memorizado pelos seus escribas durante a sua vida.
A palavra “Qur’an” significa “recitação” ou “leitura por excelência”, o Alcorão é composto por 114 Surah, das quais nenhuma palavra foi alterada no decorrer dos séculos. Cada Surah recebe um título e numeração e são compostas de “Ayats” que significa literalmente “Sinais de Deus”. As Surah são ordenadas no Alcorão conforme sua extensão, sendo as maiores no início do livro e as menores no final.   Consta que os Primeiros Alcorões escritos no mundo estão em três diferentes museus, sendo destes um no Iraque, outro no Cairo e o último no Uzbesquistão. Na visão islâmica, esta é a maior prova de que o Alcorão nunca foi modificado em sua existência.
O Nobre Livro descreve as origens do Universo, o Homem e as suas relações entre si e o Criador. Define leis para a sociedade, moralidade, economia e muitos outros assuntos. Foi escrito com o intuito de ser recitado e memorizado. Ele discute Deus, os seus nomes e atributos, crentes e suas virtudes, e o destino dos não-crentes (kuffar); até mesmo temas de ciência (vídeo abaixo). Os muçulmanos não seguem apenas as leis do Alcorão, eles também seguem os exemplos do profeta, o que é conhecido como a Sunnah e a interpretação do Corão contida nos ensinamentos do profeta, conhecida como hadith.
Aos muçulmanos é ensinado que Deus lhes enviou outros livros. Para além do Alcorão, os outros são o livro de Ibrahim (que se perdeu), a lei de Moisés (a Torá), os Salmos de Davi (o Zabûr) e o evangelho de Jesus (o Injil). O Alcorão descreve cristãos e judeus como "povos do Livro" (ahl al Kitâb).
Os ensinamentos do Islam englobam muitas das mesmas personagens do judaísmo e do cristianismo. Personagens bíblicas bem conhecidas como Adão, Noé, Abraão, Moisés, Jesus, Maria (a mãe de Jesus) e João Batista são mencionados no Alcorão como profetas do Islam. Entretanto, os muçulmanos constantemente se referem a eles pelos  nomes em língua árabe, o que pode criar uma má interpretação, levando alguns a pensarem  que se trata de pessoas diferentes (exemplos: Allah para Deus, Iblis para Diabo, Ibrahim para Abraão, etc).
É interessante alguns comentários  a respeito deste magnífico livro, como o do poeta alemão Goethe
“A pessoa que lê o Alcorão sente, primeiro, o peso das expressões corânicas. Porém, gradativamente, passa a sentir uma atração muito forte. Ao se aprofundar nele, é atraído voluntariamente pela sua beleza mágica”. 

Em outro momento, o grande nome da literatura germânica mencionou:
“Por longos anos, os eclesiásticos nos afastaram da compreensão das verdades corânicas  sagradas e da grandeza do profeta Mohammad. Porém, toda vez que percorremos o caminho da compreensão, afasta-se da nossa vista o véu da ignorância e do fanatismo abominável. Em breve esse livro ímpar chamará a atenção do mundo, tornando-se o eixo do pensamento da humanidade.” Ele acrescentou  ainda: 
“Estávamos rejeitando o Alcorão, mas este livro chamou a nossa atenção e provocou nossa dúvida, tornando nos submissos ao que ele apresenta em termos de fabulosos princípios e regras práticas”.    

A Doutora Laura Valieri, professora na Universidade de Nápoles, no livro em que apresenta o Islam, comentou:
“O Livro celestial do Islam é um modelo de milagre...(O Alcorão). Um livro impossível de ser imitado. Seu estilo é inigualável. A influência deixada por ele no espírito humano deriva de sua distinção e sublimidade. Como é possível que este livro milagroso seja de autoria de Mohammad, sendo ele um analfabeto? Achamos que este livro é um tesouro de conhecimento que supera a capacidade de muitas pessoas inteligentes, os maiores filósofos, os maiores políticos e jurisprudentes. Por isso, é impossível considerar o Alcorão como uma obra de um ser humano, mesmo que com conhecimento e sabedoria.”

 

Miniconto

  TÍTULO OU SER HUMANO? Após responder alguns e-mails no escritório, Fátima desabafava com o amigo de trabalho sobre os aborrecimentos que...